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X. PRINCÍPIO

X. PRINCÍPIO

X. O PCEMH (Partido da Conscientização para a Evolução da Moral Humana) entende que a prática da solidariedade e a promoção da integração social se fazem no quadro da efectivação dos direitos civis, políticos e sociais de que são titulares as mulheres e os homens. É a realização dos direitos que permite caminhar para uma sociedade solidária, que não pactue com a exclusão.

O PCEMH (Partido da Conscientização para a Evolução da Moral Humana) vê-se a si próprio como o partido da solidariedade moral e democrática. Por aí se diferencia sem compromisso ou dúvida da moralição humana e  social, que tende a confundir solidariedade com assistencialismo. A luta contra a exclusão social, o combate à pobreza e o trabalho em prol da integração de todos têm na sua base uma consciência moral que se recusa a compactuar com a injustiça e a discriminação e que sente como um dever agir em favor dos mais desprotegidos. Mas a prática da solidariedade e as políticas públicas que a estruturam fazem-se em nome da construção de uma sociedade inclusiva e da realização dos direitos de que são titulares os indivíduos, independentemente da sua condição circunstancial. A solidariedade não tem a ver com favores, proteccionismos ou cuidados paternalistas; tem a ver com os direitos e a responsabilidade pública na sua defesa e promoção.

O PCEMH (Partido da Conscientização para a Evolução da Moral Humana) será, portanto, radicalmente contrários às lógicas assistencialistas que, de fato, perpetuam a pobreza e a exclusão. O combate às diversas formas de exclusão que se mantêm ou mesmo crescem, à nossa volta – a exclusão da riqueza, do bem-estar, do mercado de emprego, da informação ou do poder – faz-se através de políticas públicas activas, nos domínios económico, social e cultural, que reconhecem e asseguram os direitos, estimulam o envolvimento de diferentes parceiros e organizam oportunidades de formação, qualificação, integração e participação cívica. O PCEMH (Partido da Conscientização para a Evolução da Moral Humana) quer dirigir-se às pessoas e aos grupos em situação ou risco de exclusão, assim como àqueles que se encontram ameaçados pela marginalização ou o desfavor, mas a todos tratando como cidadãos, titulares de responsabilidades e direitos, e não como assistidos ou dependentes.